Ato ENEB 2016 - Areia/PB
- Dabb Ufrpe
- 23 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
No dia 03 de Julho, durante o XXXVI ENEB, saímos num ato para escancarar a realidade de uma cidade, a realidade de todos os moradores de Areia na Paraíba. Esta possui recursos hídricos, mas a má distribuição, agregada à falta de planejamento, refletem na sua atual situação. Moradores clamam pela água, mas continuam a sofrer com a sua ausência durante semanas, um descaso causado, principalmente, pelos dirigentes, pois é de conhecimento público que Areia possui uma barragem, Saulo Maia, com volume máximo de 9.833.615 m3, uma quantidade suficiente para a população local e suas vizinhanças.

Há anos existe um projeto para uma adutora que levaria a água dessa barragem para o abastecimento da comunidade, mas de gestão em gestão somente promessas são feitas. Caminhões-pipa adentram a cidade, deixando um ar de revolta nos moradores e mostrando que o privilégio de possuir água diariamente nas torneiras está nas mãos da burguesia.
É comum ver na cidade grandes placas com lindas palavras: "Parabéns Areia, seu presente está chegando". Intrigante. Água não é presente, é direito!
A cada ano, novas promessas são feitas e não vemos nada ser cumprido, a não ser festas para inaugurar ruas, praças..

Mas uma coisa nos deixou felizes, enquanto passávamos pelas ruas, moradores saíram em suas portas e nos ouviram, nos apoiaram, nos receberam, cantaram e gritaram conosco, mesmo sabendo do risco que corriam por causa do coronelismo instaurado e disfarçado de democracia.
Terminamos o ato, muitos de nós tivemos de partir, porém deixamos nossa força e a certeza de que Areia está cansada de esperar!
Devemos sempre seguir firmes e ecoar nossas vozes, porque a ENEBio é de luta, e ela é nossa arma para prosperar justiça. Força, Areia, estamos todos com vocês!
Fonte: ENEBIO

Comentarios