top of page

Segundo Dallari, “em termos individuais a participação política significa uma constante busca dos melhores caminhos, bem como o aproveitamento de todas as oportunidades para conscientizar os outros e para cobrar a participação de todos. A busca de caminhos se dá pela observação da realidade, pela definição de valores e de objetivos, bem como pela escolha do modo e do lugar de atuação. Somado a isto, para se atingirem grandes objetivos políticos é indispensável um trabalho organizado. Isso porque toda proposta de modificação na vida social encontra a resistência dos interesses estabelecidos, dos acomodados ou daqueles que têm medo de toda transformação."

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

“A força do grupo compensa a fraqueza do indivíduo.”

Primeiramente devemos compreender o Movimento Estudantil (ME) como um movimento social, porém, deve ser feita a ressalva de que os/as estudantes compõem um segmento e não uma classe da sociedade, ao contrário de outros movimentos sociais como o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com isso, fica claro que ele é “multi-classitário” e cheio de contradições inerentes a si desde o princípio. Deve-se também saber que a opção de classe pode ser feita - tanto pelas pessoas quanto pelo movimento. E mais: estimulada, buscada. Precisamos refletir para definir de que lado estamos. E é esta a tarefa que esta posta à classe média: abrir mão das idéias e modo de vida burguês. No entanto, para além de movimento social e político, o Movimento Estudantil de Biologia é também um movimento ecológico ou, para os/as que preferirem, um movimento sócio-ambiental.

Assim, o Movimento Estudantil de Biologia (MEBio) é o conjunto das ações promovidas pelos/as estudantes e entidades estudantis representativas (CAs/DAs) de biologia com a finalidade de discutir, propor e atuar em prol da construção dos seus ideais coletivos, ou seja, partilhados por todos/as (consenso) ou pela maioria. Como movimento, temos as mais amplas (e difíceis) tarefas, como: combater a degradação ambiental antrópica, acabar com a exploração humana, criar uma cultura de paz que vá de encontro ao militarismo, a construção de uma sociedade justa e fraterna baseada na ética, etc.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

bottom of page